PCMSO e PPRA - Tem diferença?


Apesar de muito parecidos, esses dois itens da norma regulamentadora do Ministério do Trabalho têm diferenças que são muito importantes para a saúde do trabalhador.

PCMSO
A sigla significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e faz parte das iniciativas governamentas que visam a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho.
A norma tem como objetivo prevenir, monitorar e controlar os possíveis danos à saúde no trabalho. Também é sua função a identificação prévia de doenças relacionadas à função e ao ambiente.
Ou seja, o PCMSO, tem como característica a prevenção. É rastrear, diagnosticar e prevenir os possíveis problemas com antecedência, antes que ocorram agravantes à saúde.


PPRA
A sigla significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e também faz parte das normas de saúde do trabalhador. A PPRA também cuidará da saúde no ambiente de trabalho, mas, diferente do PCMSO, não somente vai visar a segurança e proteção do trabalhador, mas também do meio ambiente.

Muitos ambientes trabalham com componentes químicos e biológicos que oferecem sérios riscos. Muito tempo de exposição a esse tipo de material pode causar danos. Por isso, é função do PPRA é a preservação e a integridade através da antecipação, do reconhecimento, avaliação e controle de riscos e da ocorrência deles para garantir a segurança do trabalhador, assim como da natureza também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacetes: o que cada cor significa?

As diferenças entre o sprinkler em pé e o pendente

Quais as principais causas para o fogo se espalhar?